rebecca natal

Alteração do comportamento vocal do Boto-Cinza (Sotalia guianensis) em resposta ao ruído ambiente local Rebecca Gonçalve...

0 downloads 73 Views 341KB Size
Alteração do comportamento vocal do Boto-Cinza (Sotalia guianensis) em resposta ao ruído ambiente local Rebecca Gonçalves Natal, Mario Manoel Rollo Jr., Amanda Jodas Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Experimental do Litoral Paulista, Unidade São Vicente) – Ciências Biológicas – [email protected] – PIBIC/CNPq. Palavras Chave: Bioacústica marinha, Sotalia guianensis, Cananéia.

Introdução O ruído presente no ambiente marinho pode ter origem natural ou antropogênica. Ambos podem ser deletérios aos mamíferos marinhos, que empregam sons em muitas de suas atividades vitais (Jensen et al. 2009). Botos cinza (Sotalia guianensis) produzem vários tipos de sinais acústicos, sendo os mais comuns os assobios tonais. A variabilidade desses assobios pode estar ligada a um ajustamento ao ruído ambiente local, assim com já foi observado em outras espécies, tais como as baleias-francas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do ruído ambiente natural no comportamento vocal do boto cinza Sotalia guianensis.

Material e Métodos As coletas foram realizadas na região de Cananéia. As gravações foram feitas a partir de uma embarcação de pequeno porte e iniciadas tão logo os animais eram avistados. O ruído ambiente foi avaliado a cada período de gravação, juntamente com a produção sonora dos animais. No laboratório, as amostras de sons correspondentes aos assobios e aos níveis de ruído simulteamente registrados foram processadas no programa RAVEN PRO 1.4. Para calcular os níveis de emissão de fonte (SL, proveniente dos botos) e os níveis de ruído (dBnoise) foi empregada a metodologia testada por Holt et al. (2009). Em seguida, aplicou-se um teste de regressão linear para verificar as correlações entre os níveis.

Resultados e Discussão Os resultados mostraram uma correlação significativa entre o ruído ambiente (dBnoise) e os -16 níveis de emissão de fonte (SL) (p