normas para cuidados dos canteiros

NORMAS PARA CUIDADOS DOS CANTEIROS 1. CANTEIROS PARA SEMEAR: Antes da semeadura/plantio - revolva o solo a uma profundi...

0 downloads 64 Views 50KB Size
NORMAS PARA CUIDADOS DOS CANTEIROS

1. CANTEIROS PARA SEMEAR: Antes da semeadura/plantio - revolva o solo a uma profundidade de 20 centímetro, quebre os torrões, afofe bem e aproveite para incorporar matéria orgânica. Em seguida, faça uma boa adubação fosfatada, incorporando ao solo cerca de 100 gramas de farinha de osso por metro quadrado de canteiro. Semeadura (sementes) – A semeadura deverá ser feita em linhas espaçadas de 30 a 40 cm (dependerá do porte da planta). Faça risco no solo, coloque as sementes, cubra e compacte para que haja contato entre solo e semente Plantio (mudas) - O espaçamento (distância de plantio entre uma muda e outra),varia conforme a espécie, mas, em geral, costuma ser de um palmo ou cerca de 20 centímetros. Para evitar que a chuva ou a água das regas acabe formando sulcos no solo, após o plantio nivele o solo e compacte em volta das mudas Depois da semeadura/ plantio - para evitar o surgimento de plantas daninhas e, ao mesmo tempo, reduzir a necessidade de regas, seria altamente conveniente forrar o solo entre as mudas com material orgânico seco. Folhas, capim ou palha de milha triturada são ótimos. Aparas de grama ou agulhas de pinheiro também vão bem. A adubação de cobertura deve ser feita quando as plantas atingirem em torno de 20 a 30 cm. Para gramíneas: adubar com nitrogênio e potássio. No caso de Leguminosas, apenas com potássio. Se verificar que as plantas estão deficientes, fazer adubação com micronutrientes. Utilizar a recomendação do Boletim 100 ou equivalente.

Observação: Não espere que as informações venham até vocês, busquem informações sobre a espécie que vocês são responsáveis. Observação importante: A dupla será responsável pela semeadura/ plantio e cuidados da espécie até o momento da avaliação. Caso haja algum problema na condução, a professora deve ser imediatamente comunicada para tentativa de solução. Porisso não deixe para fazer as coisas de última hora, porque a morte ou o mau andamento do canteiro não será desculpa para obtenção de nota.

2. CANTEIROS PARA CUIDADOS Façam uma avaliação geral da situação do canteiro. Após a avaliação, faça, um estudo do que deve ser feito para manutenção e, em seguida discutam com a Prof. Ou estagiários docência quais os procedimentos a ser adotado. Façam limpeza periódica no canteiro; Retirem as plantas daninhas da parte interna e ao redor do canteiro; Façam o corte das plantas caso necessário e adubação de manutenção de acordo com as normas de adubação do boletim 100 ou equivalente. Façam controle de formigas; Observem a necessidade de irrigação.

Observação: Não espere que as informações venham até vocês, busquem informações sobre a espécie que vocês são responsáveis. Observação importante: A dupla será responsável pela manutenção e cuidados da espécie até o momento da avaliação. Caso haja algum problema na condução, a professora deve ser imediatamente comunicada para tentativa de solução. Porisso, não deixe para fazer as coisas de última hora, porque a morte ou o mau andamento do canteiro não será desculpa para obtenção de nota.